TIE-Brasil
19/04/2024
Cadastre-se | Esqueci a senha!
Nome: Senha:
Mantenha seu Firefox atualizado: clique

Notícias(Julho/2012)

(clique para ver todas)

Faltava a Venezuela no Mercosul. Não falta mais!
Agora é oficial. Desde 31 de julho de 2012, a Venezuela é membro pleno do Mercosul.

Para se tornar membro pleno do Mercosul um país deve observar uma série de exigências e uma delas é que o parlamento de cada um dos países membros aprovem o ingresso do novo postulante.

Há anos o país caribenho tentava se tornar membro pleno do Mercosul, mas graças a direita paraguaia e seu atrasado parlamento isso não éra possível, já que o único parlamento do Mercosul que não apoiava a entrada da Venezuela no bloco era o paraguaio.

Depois do golpe de Estado contra o presidente democraticamente eleitos, Fernando Lugo, promovido pelos paralamentares paraguaios, o país vizinho foi suspenso do Mercosul por não respeitar a Cláusula Democrática do tratado do mercosul e isto tornou possível que a Venezuela se tornasse membro pleno do bloco, uma vez que os parlamentos da Argentina, Brasil e Uruguai já haviam aprovado o ingresso do vizinho caribenho.

“Es, en primer lugar, una bendición para Venezuela [...] Esto nos ubica en la exacta perspectiva histórica y en nuestra verdadera dimensión geopolítica y geoeconómica, independencia. ¡Unidos para ser libres!”, subrayó el líder venezolano.

Leia Mais e veja o vídeo em TIE-Brasil no Blogoosfero
Enviada por Sérgio Luís Bertoni, às 23:34 31/07/2012, de Curitiba, PR


Espanistão - para enteder a crise europeia
Vídeo espanhol, didaticamente, mostra como a Espanha e, por conseguinte, a Europa se afundaram na crise financeira.

Assista ao vídeo
Enviada por Cido Araújo, às 12:31 31/07/2012, de São Paulo, SP


Colaboração e Liberdade: estratégias de desenvolvimento tecnológico nacional
Por Sérgio Luís Bertoni

Um desafio está colocado para nós, brasileiros, neste início da era do capitalismo informacional: aceitar a condição de consumidores de tecnologias e informação alheia ou nos transformarmos em produtores autônomos e soberanos das mesmas.

No capitalismo informacional, a produção material está assumindo um papel secundário nos processos produtivos, sendo apenas uma consequência da aplicação de tecnologias e conhecimentos.

Leia Mais
Enviada por Sérgio Luís Bertoni, às 13:30 26/07/2012, de Curitiba, PR


Cooperativas viram alternativa à escravidão em Buenos Aires
Costureiros se organizam, passam a produzir com máquinas confiscadas em fiscalizações e formam pólo industrial. E muitas das peças produzidas vestem catadores de material reciclável.

O costureiro boliviano Domíngo espera que o pólo têxtil que criaram ajude a inspirar iniciativas parecidas no Brasil.

Leia Mais
Enviada por Nelba Nycz, às 10:41 26/07/2012, de Rio de Janeiro, RJ


Estamos navegando em águas nunca dantes navegadas
Em nível mundial, não se avista nenhuma “saída da crise” num horizonte temporal previsível. Assim como eu, outros já explicaram a necessidade inevitável, absoluta, de preparar-se para a perspectiva de uma grande quebra financeira e para tomar os bancos. Outro mundo é possível, certamente, mas não se poderá desenhá-lo senão na medida em que a ação abra caminho ao pensamento, o qual, mais do que nunca, não pode ser senão coletivo. No Século XVI, os navegantes ingleses forjaram a expressão “uncharted Waters”: águas nunca dantes navegadas, para as quais não havia carta náutica nem mapa algum. Hoje estamos nesta situação.

O artigo é de François Chesnais.

Leia Mais
Enviada por JMC, às 08:59 23/07/2012, de São Paulo, SP


O que a EuroNews não diz sobre o Renanscimento do Sindicalismo na Rússia
A interessante reportagem da Euronews sobre o renascimento do sindicalismo na Rússia não fala o principal.

A fundação do MPRA - Sindicato Interregional dos Trabalhadores na Industria Automobilística da Rússia, o principal responsável pelo renascimento sindical naquele país, tem tudo a ver com o sindicalismo de classe, luta e organização brasileiro.

Graças ao trabalho desenvolvido por TIE-Moscou e TIE-Brasil, desde 1990 sindicalistas e trabalhadores brasileiros e russos tem a oportunidade de trocar informações e experiências. Mas o momento da virada aconteceria em 2005, quando TIE-Brasil em conjunto com sindicatos brasileiros, tais como Metalúrgicos do ABC, Metalúrgicos de Camaçari e Metalúrgicos de Taubaté e a CNM-CUT, realizou I Encontro Internacional dos Trabalhadores na Ford.

Leia Mais
Enviada por Sergio Bertoni, às 12:51 21/07/2012, de Curitiba, PR


Ordem do dia: Direita, volver
Recife (PE) - Para quem acreditava que a ordem nos quartéis espelharia hoje a democracia do Brasil, para quem pensava que os crimes e torturas teriam ficado lá na ditadura, lugar onde não devem ser tocados ou lembrados, como insistem correntes militares, a notícia que dos jornais correu pela internet, há poucos dias, foi um choque além do pau de arara. Leiam com o sangue gelado, se puderem:

“Soldados do quartel do 1º Batalhão da Polícia do Exército, onde funcionava o Doi-Codi na ditadura militar, corriam ontem pela manhã na rua Barão de Mesquita, no Rio, cantando: ‘Bate, espanca , quebra os ossos. Bate até morrer’. O instrutor então perguntava: ‘E a cabeça?’. Os soldados respondiam: ‘Arranca a cabeça e joga no mar’. No final o instrutor perguntava: ‘E quem faz isso?’. E os soldados respondiam: ‘É o Esquadrão Caveira!’.”

Leia Mais
Enviada por Cido Araujo, às 12:44 21/07/2012, de São Paulo, SP


Valorização do mínimo e ações afirmativas fizeram pobreza cair 36,5% no Brasil, diz OIT
A redução da pobreza e da desigualdade no Brasil ocorreram devido a um modelo de crescimento econômico inclusivo, relata o estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Perfil do Trabalho Decente no Brasil: um Olhar sobre as Unidades da Federação, divulgado hoje (19). De acordo com o relatório, entre 2003 e 2009, 2,7 milhões de pessoas saíram da situação de pobreza – o que corresponde a uma queda de cerca de 36,5% nos índices de pobreza.

“O diferencial no Brasil é o crescimento econômico inclusivo, com as políticas de fomento ao mercado interno, de inclusão produtiva, de valorização do salário mínimo e ações afirmativas. Isso tem propiciado inclusão de pessoas no mercado, o que se reflete nas condições de trabalho e, consequentemente, contribui para a redução da pobreza. Isso se deve a um modelo de desenvolvimento que tem em seu eixo a distribuição”, disse a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo.

Leia mais
Enviada por Cido Araújo, às 09:32 20/07/2012, de São Paulo, SP


Nota Pública: Invasão à Sede Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro!
O GTNM/RJ que há 27 anos vem lutando pela memória, verdade e justiça do período de terrorismo de Estado que se implantou em nosso país vem, em menos de 10 dias sofrer duas ameaças das forças retrógadas e saudosistas da ditadura civil-militar.

No dia 11 de julho último, cerca das 14 horas, o GTNM/RJ recebeu um telefonema anônimo em que uma voz masculina, demonstrando tranquilidade, declarou: “estou ligando para dizer que nós vamos voltar e que isso aí vai acabar”.

Leia mais
Enviada por Cido Araújo, às 09:11 20/07/2012, de São Paulo, SP


CNM/CUT reúne coordenadores setoriais do ramo metalúrgico
Representantes dos setores Automotivo, Naval, Eletroeletrônico, Aeroespacial e Siderurgia da CNM/CUT se reúnem para definir as ações e estratégias para o próximo período

O objetivo da reunião é construir uma agenda de ações específicas para cada setorial, com o apoio da Confederação. O secretário de organização da CNM/CUT Ubirajara de Freitas, foi quem coordenou o encontro, na manhã desta quarta-feira (18), na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo.

Leia Mais
Enviada por CNM-CUT, às 09:33 19/07/2012, de São Paulo, SP


Rússia: Trabalhadores na Komatsu, em Yaroslavl, criaram seu sindicato
Criado Sindicato Livre e Independente na filial russa da empresa janonesa Komatsu, em Yaroslavl.

Em 16 de julho o presidente da organização de base do Sindicato Interregional dos Trabalhadores na Industria Automobilística - MPRA – Oleg Lukyanov, informou oficialmente ao Diretor Geral, Sr. Tsukamoto Yassukhis, a criação do sindicato.

Leia mais
Enviada por TIE-Brasil, às 11:22 16/07/2012, de Curitiba, PR


Classe média, conscientização e organização política e o futuro da esquerda!
Há tempos várias pessoas se perguntam sobre que tipo de país, que futuro, estamos construindo.

A experiência europeia nos mostra qual caminha evitar. Lá a esquerda copiou a direita e o povo acabou optando pelo original.

A discussão não é nova, mas não está resolvida.

Vale a pena colocá-la em pauta novamente.

Clique aqui e confira o artigo em nosso novo blog.
Enviada por Sérgio Bertoni, às 19:23 15/07/2012, de Curitiba, PR


GM lança, na Europa, genérico do Ford Ka!
Com quase 2 décadas de atraso a GM europeia lança o Adam, um genérico do Ford Ka para tentar concorrer com Fiat 500, Mini Cooper, Audi A1 e outros pequenos invocados.

Leia mais e veja as fotos do Adam no novo site de TIE-Brasil.
Enviada por Sérgio Bertoni, às 22:28 12/07/2012, de Curitiba, PR


Conheça o projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Comunicação do RS
Por Tatiane Pires

Foi entregue ao governador Tarso Genro a minuta do projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Comunicação do RS.

O projeto deverá ser enviado para consulta pública antes de ser encaminhado ao legislativo.

Para consultar o projeto clique aqui ou acesse diretamente a página do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul.

http://www.cdes.rs.gov.br/biblioteca/2012/07/09/minuta-do-projeto-de-lei-que-cria-o-conselho-esadual-de-comunicacao
Enviada por Tatiane Pires, às 09:19 10/07/2012, de Porto Alegre, RS


O Lado Obscuro do Chocolate
Documentário mostra o uso de mão de obra infantil semi-escrava no país que atualmente é o maior produtor de cacau do mundo.

Veja o documentário no Blog de TIE-Brasil no Blogoosfero.
Enviada por Sérgio Bertoni, às 20:20 08/07/2012, de Curitiba, PR


>>
Próximos eventos

Clique aqui para ver mais notícias.